Responsabilidade ambiental: O que você sabe sobre o assunto?

Responsabilidade ambiental: O que você sabe sobre o assunto?

responsabilidade ambiental

Falar sobre responsabilidade ambiental se tornou essencial – é preciso preservar os recursos naturais e cuidar do meio ambiente. E as empresas estão cada vez mais percebendo a importância de adotar práticas que priorizem a natureza e sejam sustentáveis.

E com isso, elas também notam os ganhos que esse posicionamento oferece. Não é apenas sobre preservar, mas sobre construir uma identidade positiva para a marca. Ainda assim, o assunto ainda gera muitas dúvidas, principalmente para quem não está tão envolvido nesse meio.

 

O que é a responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental pode ser entendida como um conjunto de ações e atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente. Quando relacionada às empresas, visa permitir o desenvolvimento econômico da organização ao mesmo tempo em que preza pelo desenvolvimento sustentável do planeta.

Para conseguir chegar a esse patamar é preciso analisar a forma de atuação e o relacionamento com toda a sociedade, incluindo fornecedores, clientes, parceiros de negócios e outros.

Entretanto, não se pode dizer que existe responsabilidade ambiental quando se pratica apenas uma ação, como, por exemplo, usar produtos que sejam feitos com embalagens recicladas. É preciso reunir um conjunto de atitudes, como projetos e parcerias.

 

Atitudes sustentáveis

É possível adotar uma série de medidas para que se garanta as atitudes sustentáveis dentro de uma empresa e se consiga atingir a responsabilidade ambiental, dentre elas:

 

Reciclar o lixo

Esse é uma atitude simples que envolve educar os colaboradores a separar os tipos de materiais para a coleta seletiva e disponibilizar espaços para que sejam descartados adequadamente. No caso de indústrias, os rejeitos também podem ser reaproveitados dessa mesma forma.

 

Selecionar os fornecedores e materiais

Os parceiros de negócio também devem ter responsabilidade ambiental. Além disso, os produtos adquiridos para serem utilizados dentro da empresa devem ter procedência, sempre que possível, sustentáveis – uma dica é usar papel que seja reciclado.

 

 

Repensar o ciclo produtivo

A empresa sempre deve rever os seus processos com o objetivo de diminuir os desperdícios e adotar métodos que permitam reduzir o consumo de insumos. Estar atento às novas tecnologias pode ajudar a trazer novas ideias relacionadas ao assunto.

 

Reduzir o consumo de água e energia

Educar os colaboradores para o uso consciente de recursos, adotar lâmpadas que consumam menos energias e adquirir descargas mais eficientes pode proporcionar bons resultados. Quando menos recursos forem retirados do meio ambiente, mais fácil será a sua preservação.

Leia mais: Campanhas de conscientização: como a Profline educa a sua equipe?

 

Estimular o transporte alternativo

É possível pensar que a empresa não interfere na forma como seus colaboradores chegam ao trabalho, mas isso é um engano. Incentive a carona compartilhada entre as pessoas da equipe que moram próximas e o uso de veículos mais limpos, como bicicleta, trem e metrô. Isso ajudará a diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

 

Adotar a tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na redução do consumo de papel, aprimoramento do ciclo produtivo, diminuição do desperdício e outros. Sempre que possível faça uso desse recurso para garantir mais sucesso nas ações.

Sabendo o que é a responsabilidade ambiental e como ela pode ser colocada em prática, comece a adotar algumas delas dentro da empresa. Que tal começar por algo simples como escolher melhor os fornecedores de material de higiene e limpeza?

Receba Novidades em seu e-mail

Topo