Higiene mental: O que é e quais hábitos ajudam a ter uma saúde melhor?

Higiene mental: O que é e quais hábitos ajudam a ter uma saúde melhor?

Muitas pessoas focam simplesmente em cuidar do corpo, com dietas, academia, estética, etc… Mas, acabam esquecendo de também fortalecer a mente. Afinal, é ela quem comanda tudo, principalmente nossas emoções e decisões a serem tomadas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Para termos uma higiene mental equilibrada, são necessárias algumas ações. São elas: exercitar o músculo da autoestima, superar a resistência da apatia, equilibrar as emoções e inserir filtros em nosso ambiente social.

Nos últimos tempos, ouvimos falar muito de higiene mental, a ponto de parecer um assunto clichê, mas a saúde e o bem-estar são os pontos mais importantes em nossas vidas.

Não há uma fórmula secreta, pois cada mente precisa de um estímulo e de melhorias particulares. Mas, é possível adotar algumas medidas que ajudam nessa questão.

Hábitos ideais para iniciar seu processo de higiene mental:

1 – Faça exercícios regularmente:

Uma das maiores armas contra o estresse é a prática de exercícios físicos, afinal: corpo são, mente sã. Manter-se em movimento gera muitos benefícios. Aumenta sua imunidade, administra seu peso, libera a tensão e o estresse, melhora o humor, aumenta a autoestima, dentre outros. Além disso, reflete diretamente em quem você será no dia a dia, por isso, encontre alguma atividade que você goste e se desafie constantemente;

Leia também: 8 dicas de limpeza de banheiro corporativo

2 – Alimentação balanceada:

É um hábito básico para a higiene mental. Você sabia que alguns alimentos como frituras, álcool e cafeína podem aumentar o seu estresse e tensão? Por outro lado, o ideal é o consumo de alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, peixes, iogurtes e muita água. Hidrate-se constantemente e procure não ficar muitas horas sem comer;

3 – Durma e descanse o suficiente:

Será que o estresse não é provocado pela falta de dormir e de descansar o suficiente? Geralmente, pela correria do dia a dia, não dormimos o mínimo de 7 horas recomendados por noite, ou pior, dormimos essas 7 horas, mas muito mal dormidas.

Para manter a qualidade do sono, procure deitar e acordar nos mesmos horários, defina momentos para se desligar do trabalho e de processos de pensamentos, para relaxar com livros ou com um banho. Durma em locais escuros e silenciosos e não beba café antes de se deitar.

4 – Pratique técnicas que aliviam o estresse:

Por mais que trabalhemos diariamente nossa mente, às vezes algumas coisas saem do controle. Perante momentos difíceis, tente realizar algumas técnicas para aliviar a ansiedade, tensão e cuidar do humor e da higiene mental.

Um exemplo destas técnicas é inspirar por 3 segundos e segurar a respiração por 6 segundos, depois expire por mais 6 segundos e repita o processo quantas vezes forem necessárias. Experimente meditar e se concentrar em outras coisas, alinhando também à respiração tranquila.

Caso sinta algo fora do comum, como muito estresse, dores de cabeça constantes ou qualquer tipo de anomalia, é recomendado procurar um médico especialista. Com saúde e bem-estar não se brinca, procure sempre ter hábitos saudáveis. O seu corpo e a sua mente agradecem!

 

Receba Novidades em seu e-mail

Topo