Ações de endomarketing: Veja como elas podem ajudar a sua empresa

Ações de endomarketing: Veja como elas podem ajudar a sua empresa

Ações de endomarketing

As peças mais importantes para qualquer empresa são as pessoas que trabalham nela. Os colaboradores que fazem o produto, agregam valores, se relacionam com os clientes, utilizam os insumos e conhecem os processos da corporação. O poder de reduzir custos, aumentar vendas, otimizar processos, fidelizar os clientes e elevar o lucro final também são dos colaboradores.

Implantar estratégias de comunicação empresarial, como ações de endomarketing, é muito importante, mas, antes de tudo…

O que é endomarketing?

Basicamente, o endomarketing é o marketing/comunicação interna da sua empresa, voltado para os colaboradores. Existem alguns pontos que são os pilares do endomarketing, como: políticas de benefícios, campanhas de incentivos, eventos, conscientização nos locais da empresa, dentre outras.

Normalmente, estas ações são definidas pelo RH junto ao setor de Marketing, pois ele entende as necessidades e melhorias a serem feitas. Além disso, ele tem uma visão das otimizações e do relacionamento com os funcionários.  Posteriormente, o Marketing elabora a parte visual do projeto.

Veja 5 motivos para você implantar ações de endomarketing na sua empresa:

1 – Motivação:

Trabalhar em um local que inspira, agrega, e saber que a empresa se preocupa com você, faz com que naturalmente você se importe com sua função desenvolvida. As ações de endomarketing motivam e demonstram um cuidado com os colaboradores, incentivando-os a vestir a camisa da empresa e sempre falar dela com orgulho;

2 – Produtividade:

Equipe motivada = produção elevada. Quando um colaborador está engajado e motivado a trabalhar, automaticamente ele fará sempre o trabalho à risca e com excelência. A missão, a visão e os valores da empresa ficam mais claros na cabeça do funcionário, fazendo com quem a produção seja feita, alcançando seus objetivos;

3 – Retenção de Talentos:

Cada vez mais o mercado busca profissionais capacitados e preparados. Se sua empresa não valoriza os funcionários, os riscos de os que mais se destacam na equipe migrarem para outra é muito grande, ainda mais se as oportunidades forem melhores. Não falando de melhores salários, mas sim de que as ações de endomarketing precisam mostrar ao colaborador que ele fará carreira, história e sucesso se continuar vestindo a camisa da empresa;

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4 – Engajamento:

Oferecer aos colaboradores a abertura de novas ideias, melhorias em processos, dicas e sugestões, é o ponto principal para que ele esteja engajado e lado a lado com a corporação, se sentindo parte dela e motivado a buscar soluções para implementar no local;

5 – Clima organizacional:

Ações de endomarketing bem desenvolvidas e elaboradas, com certeza, tornam a média de 8 horas que trabalhamos no dia muito mais agradável, através dos bons relacionamentos internos, descontraindo na medida certa, inspirando e evitando conversas indesejadas que afetam a produtividade.

Para realizar um projeto de endomarketing é preciso pesquisar e analisar o clima organizacional da empresa, o ambiente de trabalho e o perfil geral dos colaboradores. Conhecendo suas preferências e hábitos, será mais fácil definir as estratégias.

Realize eventos para os funcionários, treinamentos, informativos internos sobre políticas da empresa e sempre demonstre a sua preocupação com o time. Automaticamente, eles se também se preocuparão com a empresa cada vez mais.

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