Quais são as doenças mais comuns e como se prevenir?

Quais são as doenças mais comuns e como se prevenir?

Você sabe quais são as doenças mais comuns de cada estação do ano? É muito importante se prevenir e, principalmente, conscientizar toda a equipe da sua empresa, pois ninguém quer ficar doente!

Primeiro vamos falar sobre a estação mais quente: o verão. Muitas pessoas acham que somente o inverno as deixa doentes, com gripe, errado!

O verão, por sua vez, traz o risco das seguintes doenças:

1 – Dengue: Todos nós conhecemos e sabemos o perigo que o mosquito com o vírus oferece, então, muita atenção em locais que possuem água parada, seja na empresa, em casa ou em qualquer lugar. Muito cuidado e acabe com o foco!

2 – Micose: Doença de pele, que provoca manchas e coceira nos locais úmidos e quentes do corpo, como couro cabeludo, virilhas, axilas e pés. Previna-se contra uma das doenças mais comuns dessa época, mantendo uma boa higiene e o corpo seco após o banho; use roupas arejadas e de tecidos que absorvam a umidade.

3 – Leptospirose: Doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato, causa febre aguda e pode ser fatal. Doença do verão, pois nessa época as chuvas são fortes, causando inundações e enchentes,
onde os bueiros alagam levando tudo para a superfície, inclusive a bactéria.

Agora falamos do Outono, parece inofensivo né? Mas não é! No outono há algumas doenças mais comuns e inúmeros cuidados devem ser tomados.

Veja as doenças mais comuns dessa estação:

1 – Gripe: Pensamos que só vem no inverno, mas a gripe é muito comum no outono. Evite locais fechados, atualize a vitamina C do seu corpo, lave as mãos e passe álcool gel frequentemente.

2 – Pneumonia: Tratada com extrema seriedade, a pneumonia pode agravar muito mais do que a gripe e desencadeia fortes dores, podendo levar à morte. Caso você tenha algum resfriadinho ou uma simples gripe, cuidado! Cuide bem para que não se torne algo letal!

3 – Sinusite: Muito comum nessa época do ano, não é uma doença contagiosa, mas oferece fortes dores de cabeça, febres, tonturas e congestionamento nasal. O tratamento varia de caso a caso, mas procure não tomar ventos gelados no rosto e se agasalhar bem.

Quando chega o Inverno, as doenças são bem parecidas com as do outono.

Vejamos a seguir as doenças mais comuns no inverno: 

1 – Resfriados e Gripes: causados possivelmente pela baixa imunidade, falta de Vitamina C, vírus transmitidos pelo ar, etc… Evite ficar em locais fechados com muitas pessoas, se alimente bem e caso o quadro se agrave, sempre procure um médico.

2 – Otite: para quem não conhece por esse nome, a Otite é uma infecção por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido. Causa dores locais, febre e secreção.

3 – Meningite: a meningite é a infecção das membranas que envolvem o cérebro por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Seus sintomas são febre, dores de cabeça muito fortes, no corpo e vômitos. Para prevenir, fique em ambientes arejados, lave sempre as mãos e passe álcool gel, se alimente bem e beba muita água.

Leia também: Comodato de higiene: a escolha perfeita!

Agora falando da Primavera, onde nem tudo são flores, temos algumas doenças mais comuns dessa época do ano, chatas e perigosas que precisam de cuidados especiais.

Veja quais são:

1 – Conjuntivite: Com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. O melhor a se fazer é manter os olhos sempre limpos e lubrificados e lavar eventualmente com soro fisiológico.

2 – Catapora: Também conhecida como varicela, a catapora se prolifera com o aumento da temperatura. Na primavera é quando o vírus começa a se multiplicar e as infecções ficam muito mais frequentes.Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas.

3 – Alergias: As alergias podem se manifestar de diversas formas, como coceiras na pele, nariz pingando e olhos vermelhos. Casos graves envolvem fechamento da garganta e até parada respiratória. Com o aumento da polinização e dos insetos, as crises de alergia tornam-se muito mais comuns na primavera.

Nosso objetivo é manter a sua empresa muito bem informada e cuidada!

Receba Novidades em seu e-mail

Topo