Coronavírus: 5 cuidados que você precisa ter

Coronavírus: 5 cuidados que você precisa ter

Uma doença tem deixado a população mundial em alerta nas últimas semanas, depois de ser detectado na China, o coronavírus começou a se espalhar para outros países e o número de infectados vem crescendo a cada dia.

Isso tem gerado um certo alvoroço e trazido algumas dúvidas, principalmente após um brasileiro contaminado ter ido trabalhar sem saber que estava doente.

Afinal, o que é esse vírus que está gerando preocupação?

 

O que é o coronavírus?

O nome que recebe é em decorrência do seu perfil na microscopia parecer com uma coroa. Esse agente, que foi descoberto em dezembro de 2019 e que está em evidência é chamado de COVID-19.

Antes de se trancar dentro de casa e começar a faltar no trabalho, entenda que o coronavírus causa infecções respiratórias leves e moderadas em pessoas saudáveis. Os pacientes que possuem o sistema imunológico enfraquecido é que devem receber mais atenção.

Ele pode causar febre, coriza, dor de garganta, tosse e, em alguns casos, doenças respiratórias como a pneumonia.

Os sintomas podem ser amenizados com o uso de medicamentos e em pouco tempo é possível se recuperar, nos casos mais brandos. Portanto, não é preciso ter medo, apenas adotar alguns cuidados para que não haja a contaminação e assim se evite a doença.

 

Como evitar a contaminação pelo coronavírus em ambientes corporativos?

Se a ideia é se prevenir e não ser contaminado pelo coronavírus no ambiente de trabalho, veja o que pode ser feito:

 

1. Lave as mãos com frequência

Quando existe um vírus circulando, a recomendação é que a mão seja lavada mais vezes ao dia e sempre que houver contato com outras pessoas que possam estar doentes.

Para que a higienização seja completa é necessário fazer uso do sabonete, esfregando bem as palmas das mãos, dedos, punho e unhas para que o vírus seja eliminado.

 

2. Faça uso do álcool gel

O álcool gel é tão eficiente para eliminar o vírus como uma boa limpeza das mãos com água e sabão e complementa a higienização para eliminar o risco totalmente. Ter dispensers fixados em locais onde os funcionários circulam com frequência pode servir como um lembrete de uso.

Para quem está fazendo a aplicação, é preciso espalhar bem o produto para que o álcool gel tenha o efeito esperado.

Acesse o nosso site para encontrar produtos de higiene para ambiente de trabalho. 

 

3. Limpe bem os locais de trabalho

Cuidar da limpeza dos móveis e acessórios usados no ambiente de trabalho é essencial para que o coronavírus não se prolifere.

Mesas, cadeiras, computadores, maçanetas e outros precisam ser limpos com um pano e desinfetante para que não haja o risco de contágio resultante do contato com objetos infectados. Por mais que o local pareça limpo, a higienização deve ser realizada com mais frequência que o habitual.

 

4. Evite o contato com pessoas doentes

Se houver a confirmação ou suspeita de uma pessoa com o coronavírus, o recomendado é que ela busque ajuda médica e se afaste do trabalho até que saia o resultado dos exames.

Portanto, ao perceber um colega de trabalho doente, evite o contato com ele e com os objetos que possam ter sido tocados. Intensificar a higienização das mãos é bastante recomendado.

 

5. Suspenda as viagens de trabalho

Se tinha uma viagem de trabalho programada para um país que registra diversos casos, o ideal é tentar adiar. Veja a possibilidade de remarcar para outra data ou se possível resolva as coisas via internet, isso fará com que a probabilidade de ter contato com pessoas infectadas diminua.

O coronavírus é uma doença que pode ser tratada, mas a principal ação a ser tomada nesse momento em que ocorre sua propagação é adotar medidas que evitem a contaminação. Cuide da higiene pessoal e do ambiente de trabalho e as chances de ficar doente serão muito baixas.

 

Receba Novidades em seu e-mail

Topo