Coleta seletiva e reciclagem: Como iniciar na sua empresa?

Coleta seletiva e reciclagem: Como iniciar na sua empresa?

Coleta seletiva e reciclagem nada mais é do que separar os resíduos gerados pela sua empresa. A implantação da coleta é obrigação e dever de toda organização, prezando primordialmente pelo meio ambiente. Mas, como implantar na sua empresa?

Planeja a coleta seletiva e reciclagem no seu escritório

Primeiramente, é necessário o planejamento, que vai desde a parceria com as empresas que farão o reaproveitamento dos resíduos, até a conscientização dos funcionários. No Brasil, uma das formas mais comuns de coleta seletiva e reciclagem é a de parcerias com empresas que reutilizam os materiais separados, mas também existem pontos de entrega voluntária e outras opções.

Confira abaixo algumas etapas importantes, mas, antes de tudo, tenha sempre a conscientização de seus colaboradores de forma natural, pois eles precisam entender a importância ecológica do projeto e participar por prazer. Vamos lá…

Equipamentos que ajudam na coleta seletiva e reciclagem

Saiba antes quais são os resíduos gerados pela sua empresa, assim é possível definir os equipamentos a serem utilizados para a separação dos materiais para a coleta seletiva e reciclagem. Geralmente são utilizadas lixeiras com cores diferentes e adesivadas para diferenciá-las, além de sacos plásticos com as respectivas cores dos resíduos, pensando também no momento em que vai ocorrer a instalação dos equipamentos;

Treinamento para os colaboradores

Faça treinamentos, palestras, explicações para que seus funcionários se conscientizem e ajudem fielmente no projeto.

Leia também: O que não te contam sobre Higiene Empresarial!

Comunicação é essencial

A comunicação interna da sua empresa deve ser formada por folhetos, cartazes, informativos sobre o funcionamento das coletas (horários das coletas, armazenagens e destinação).

Lançamento do Projeto

Neste momento, realize algo diferenciado para gerar um impacto sobre o projeto, como um café da manhã com palestra sobre o que será feito. As principais informações devem ser passadas à equipe.

Sempre tenha a manutenção, acompanhamento e monitoramento do projeto junto à equipe da sua empresa e quem coleta os resíduos separados. Algumas organizações doam os resíduos separados para pequenos projetos sociais, instituições filantrópicas, catadores de lixo para valorizar a inclusão social. Muito melhor do que trocas e recompensas, é a sensibilização e ajuda ao próximo, a mudança só funciona quando entendemos as razões pelas quais ela é importante.

Saiba quais são as cores dos respectivos resíduos:

comodato, higiene, Kimberly Clark, melhoramentos, saboneteira, santher, suporte banheiro, suporte papel toalha, suporte sabonete, toalheiro, tork

 

 

Receba Novidades em seu e-mail

Topo