Porque utilizar panos de microfibra na limpeza profissional da empresa

Sempre falamos aqui no blog sobre produtos de limpeza que são verdadeiramente milagrosos na limpeza profissional. Porém, outros itens importantes do processo de limpeza, que não devem ser esquecidos, são os equipamentos.

Hoje vamos dedicar esse artigo para falar de um equipamento mais básico possível, e por isso mesmo, presente em praticamente todos os processos de limpeza que acontecem dentro de uma casa ou de um ambiente corporativo: o famoso “paninho de limpeza”.

Os paninhos de limpeza estão em tudo, seja para passar no chão, janelas e móveis, ou na higienização da cozinha e banheiro, por exemplo. Em sua maioria os panos de algodão são os mais utilizados na limpeza. Porém, nesse artigo, vamos te mostrar porque o pano de microfibra é a melhor escolha para a limpeza profissional. 

Qual a diferença entre panos de microfibra e algodão.

Atualmente, o que domina o mercado são os panos de algodão como flanelas, sacos alvejados e panos de chão. 

As fibras dos tecidos de algodão possuem uma composição arredondada, que impede o recolhimento da sujidade, com isso, o algodão não consegue capturar todas as partículas de sujeira, principalmente as menores e apenas acaba as empurrando de um local para o outro. Esse processo acaba tornando mais penoso o trabalho mecânico realizado pelo profissional de limpeza que precisa recolher a sujidade.

Diferente do algodão, que possui fibras redondas em sua estrutura, a microfibra possui uma superfície ouriçada, ou seja, semelhante a um ouriço, que faz com que a sujeira se grude a ela.

A microfibra é uma opção melhor simplesmente pelo fato que ela retém a sujidade. E esse fator é fundamental para garantir a eficiência da limpeza. 

As fibras da microfibra são eriçadas, ou seja, observando microscópicamente é possível notar que as fibras se assemelham a um ouriço. Isso significa que nas “entranhas” da microfibra as sujidades vão sendo recolhidas. Quer dizer que ela retém a sujidade com muito mais eficiência.

Isso pode ser constatado no próprio toque do tecido. Ao passar a cutícula pela microfibra é possível sentir que ela gruda na superfície, o que não acontece com o algodão.

Microfibra é mais eficiente para eliminar microorganismos.

Alguns panos de microfibra, como, por exemplo, o refil Micro Blue da TTS, vão além da remoção das pequenas sujidades, como explica Marcelo Ferraz, consultor da TTS Brasil. 

“Além das sujidades, o pano de microfibra da TTS tem um laudo microbiológico que comprova que além da sujidade e micropartículas,  ela retém também microorganismos. Então, ao passar um pano de microfibra TTS seco, em uma superfície, ele vai eliminar 98% dos microorganismos que estão ali”, explica Marcelo.

Como higienizar o pano de microfibra, após a limpeza.

Não existe segredo na hora de higienizar o pano de microfibra após a limpeza. Ao saturar, basta deixar debaixo de água corrente e o pano de microfibra estará limpo e pronto para ser usado novamente. 

Quando o processo de limpeza é encerrado e o pano precisa de uma lavagem mais profunda, as opções de microfibra continuam sendo simples de lavar. 

A lavagem do pano de microfibra é a mesma tradicional que se faz em panos de algodão, por exemplo. A microfibra também é resistente ao calor, e pode ser lavada a 60 ou 90 graus, como costuma ser feita a lavagem em lavanderias profissionais.

Panos de microfibra duram mais

Além de todos os benefícios da microfibra como a redução de carga microbiológica na superfície e a eficiência na limpeza, que pode ser comprovada a olhos vista, a microfibra também tem o melhor custo em uso.

O custo em uso é o cálculo de quanto do produto ou equipamento é gasto a cada uso. E nesse caso, a microfibra também leva uma grande vantagem sobre panos de outros materiais, como o algodão.

Ou seja, simplificando, os panos de microfibra são um investimento mais econômico que os panos de algodão, simplesmente porque aguentam mais lavagens sem perder as fibras ou rasgar.

A flanela, por exemplo, suporta mais ou menos 20 lavagens. O paninho de microfibra da TTS aguenta 200 lavagens. Ou seja, rende 10 vezes mais. 

Em relação ao pano de chão, a diferença do custo em uso é absurda.

Podemos comprovar isso com uma conta simples.

Um pano de chão de boa qualidade, custa em média 4 reais e suporta 20 lavagens. Isso significa que o custo desse pano é de 0,25 centavos por uso.

O refil Micro Blue, da TTS, custa em média 50 reais e dura 450 lavagens. 

Dessa forma, cada uso dele, vai custar de 0,11 a 0,13 centavos. Ou seja, mais de 50% de diferença.

Parece pouco? Mas, leve isso para a realidade das empresas que tem alta demanda de limpeza. Fazendo as contas, em um ano, o valor economizado se torna relevante.

Além da economia no uso, por ser muito mais eficiente e prático, o pano de microfibra economiza também o tempo da equipe de limpeza, que conseguirá executar as tarefas de limpeza de forma mais ágil, prática e eficiente. Além disso, o pano microfibra mantém um aspecto de “novo” por mais tempo já que dura mais que uma flanela comum, melhorando a percepção e qualidade da limpeza no seu espaço.

Muitas pessoas não se atentam para a conta do custo em uso quando investem em produtos de limpeza. E como vimos, essa continha pode fazer toda a diferença na sua percepção de valor.

Então, fica a dica, não só na hora de escolher o pano de limpeza, mas na compra de qualquer produto, faça a conta do custo em uso. É ele que vai indicar se realmente um produto é caro ou não.

Sabe aquela frase: “O barato sai caro”? Pois é! Tenha isso em mente na hora de realizar as suas compras.

Onde encontrar panos de microfibra para a limpeza profissional

Agora que já explicamos como o pano de microfibra pode ser mais eficiente e econômico para a limpeza profissional das empresas, você deve estar se perguntando: “mas onde eu encontro essa maravilha?”

A resposta é simples e super fácil! Aqui na Profline temos esses milagrosos paninhos que vão te ajudar na limpeza de qualquer superfície.

Fale com os nossos consultores e explique a eles a sua necessidade. Além de apresentarem as opções em panos de limpeza de microfibra, eles irão te ajudar a identificar também quais os melhores produtos de limpeza profissional para a sua rotina e seu ambiente.