Por que você deve continuar a oferecer álcool gel em sua empresa

No ápice da pandemia, muitas empresas correram para providenciar álcool gel em suas dependências. Nunca antes, tínhamos considerado realmente o quanto a higiene das mãos era importante para inibir as transmissões de doenças. 

É claro que a maioria de nós, aprendeu em algum momento da vida, o quanto a higiene das mãos era importante. Porém, apenas com a chegada da pandemia do covid-19 tivemos a real percepção do tamanho do impacto que a desinfecção das mãos pode ter na saúde.

Com a pandemia amenizada, no entanto, muitas pessoas e empresas estão relaxando nas normas e protocolos de segurança. Em muitos lugares, não encontramos mais álcool gel com a mesma frequência e disponibilidade de antes, e esse pode ser um grande erro.

Esse artigo foi pensado especialmente para mostrar o quanto é importante não relaxar os protocolos de higiene em espaços públicos e corporativos. Por isso separamos bons motivos para que a sua empresa continue disponibilizando álcool gel para equipes e clientes

O covid-19 ainda está em circulação

De acordo com dados do governo de São Paulo, 100% dos adultos e adolescentes foram imunizados com as primeiras doses da vacina anti covid. Porém, a vacina não garante que o vírus não irá se espalhar, ou que os sintomas não serão sentidos.

O que a vacina garante é que a doença não seja mortal, porém, ela continua existindo e circulando entre a população. A ação do álcool gel elimina a camada de gordura protetora que envolve o coronavírus, por isso, ele é uma das armas mais usadas para inibir a propagação da doença.

Apenas esse fato já poderia justificar a manutenção dos dispositivos de álcool gel em todos em ambientes empresariais e coletivos e o nosso artigo poderia acabar por aqui. No entanto, disponibilizar álcool gel para equipes e clientes resolve outros problemas, como você verá abaixo.

Higienizar as mãos inibe outras doenças

Sim, o álcool gel é eficiente não só para combater o coronavírus, mas também age com eficiência para evitar transmissões de outras doenças ou contaminações.

Porém, não é qualquer álcool que serve para esta função. Os álcoois de limpeza vendidos no mercado contém em média 60% de álcool diluído em água. A diluição em água é algo comum, não significa que os produtos estão alterados. Porém, para que o álcool seja realmente eficiente em matar bactérias sua diluição tem que ser de no mínimo 70% .

De forma geral, o álcool é capaz de interferir no metabolismo dos patógenos, sobretudo devido ao seu poder de quebrar proteínas. Assim, a estrutura dos micro-organismos causadores de doenças, muitas vezes compostos de proteínas, fica prejudicada e não consegue ter ação sobre as células do corpo 

É uma determinação da vigilância sanitária

Em muitos lugares do Brasil as determinações da vigilância sanitária em relação ao combate ao covid, continuam vigentes. Nessas determinações, um ponto em comum é a recomendação do uso e disponibilização do álcool gel de forma acessível para toda a equipe e clientes.

Em São Paulo, por exemplo, apesar da liberação do uso de máscaras em locais públicos, os protocolos de segurança continuam. De acordo com o protocolo da vigilância sanitária de São Paulo, para lojas e centros comerciais, por exemplo, o álcool deve estar disponível nas entradas e nos locais de pagamento.

Em São Paulo, existe um protocolo sanitário para cada segmento, porém, em todos eles existe a recomendação quanto ao uso do álcool gel.

Mostra a preocupação da empresa com a saúde dos clientes e equipe.

Se você chegou até aqui, viu que existem fortes motivos para continuar oferecendo álcool gel a clientes e equipe, mesmo depois do auge da pandemia ter acabado.

Além de atender uma necessidade básica de higiene e saúde, proporcionar álcool gel de forma acessível, mostra o quanto a empresa se preocupa com a saúde de quem frequenta o seu ambiente.

Entender que a higiene das mãos deve ser preocupação constante, mostra que a empresa tem uma atenção genuína com as pessoas e não está interessada em oferecer comodidade apenas quando se vê obrigada.

Além disso, a preocupação com a contaminação e transmissão de doenças se tornou uma constante entre a população. Dessa forma, a falta de um dispenser de álcool gel na porta da empresa, pode ser aquilo que determinará se o cliente vai entrar e consumir ou se irá embora.

Muitas empresas veem o uso do álcool gel como um custo ao invés de encararem como investimento. Sim, além da preocupação com os clientes, proteger a saúde da equipe de todas as formas é sempre um investimento. Pois a falta de um funcionário por motivo de doença, sempre impacta consideravelmente o andamento das tarefas da empresa. Cuidar da equipe é cuidar do patrimônio humano

Bônus: Como disponibilizar álcool gel sem desperdícios do produto

Sim, nós sabemos o quanto os produtos de higiene desperdiçados podem trazer gastos desnecessários para a empresa. Porém, esse não deve ser um motivo para deixar  de oferecê-los.

Uma ótima forma de inibir esse desperdício quando se trata de álcool gel e outros produtos, é utilizar a distribuição e armazenamento por meio de dispensers. O dispenser de higiene é uma forma de oferecer produtos de forma inteligente e integrada ao ambiente da empresa.

Os dispensers da Santher, por exemplo, possuem uma tecnologia de distribuição inteligente, que além de armazenar o produto com segurança, libera o tanto correto para a higienização das mãos a cada uso.

Além disso, a boa notícia é que empresas de São Paulo, com mais de 10 funcionários ou grande fluxo de pessoas, podem ter dispensers instalados em seus ambientes, sem precisar comprá-los. No sistema de comodato, os dispensers são instalados gratuitamente e a empresa se responsabiliza apenas pela compra dos produtos com o qual o dispenser será abastecido.

Aqui na Profline Higiene, trabalhamos com o sistema de comodato da marca Santher, oferecendo vários modelos e linhas de design diferentes, que combinam com diferentes ambientes.

Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas para descobrir se o comodato de dispenser é ideal para você.