Álcool gel 70 para a sua empresa: conheça as variedades e recomendações oficiais da Anvisa

Álcool gel 70 para a sua empresa: conheça as variedades e recomendações oficiais da Anvisa

o alcool em gel mais adequado e seguro para sua empresa

Veja como comprar o álcool em gel mais adequado e seguro diante do atual contexto mundial de saúde. 

O fato é que, em todo território nacional, já podemos circular mais livremente e as rotinas começam a voltar ao normal na maioria das atividades. Com a redução significativa da quarentena, quem retorna ao ambiente de trabalho precisa redobrar os cuidados com as medidas de proteção e higiene, como usar o álcool em gel adequado, para que não existam riscos de contaminação.

Além de ser um aliado contra o vírus, o uso devido do álcool em gel contribui para reduzir a disseminação de outras doenças, como gripes, conjuntivites e muitas outras, evitando o contágio. 

Portanto, ao comprar o álcool em gel, é preciso atenção para não levar um produto impróprio ou fora das especificações determinadas pela Anvisa. Recentemente foi publicado um estudo sobre as substâncias adequadas para a correta desinfecção, o que ajuda a orientar o consumidor sobre os produtos em conformidade com as especificações mais relevantes.

 

O que é necessário para correta higienização das mãos segundo a Anvisa?

Ao comprar seu álcool gel, é fundamental verificar se o produto é para limpeza geral ou de uso cosmético, sendo o último mais indicado para higiene das mãos. Fique atento, também, à graduação correta, a concentração de 70% é a melhor opção para o efeito bactericida, pois age, com eficiência, ao desnaturar as proteínas do microrganismo como forma de eliminá-las.

O uso correto do álcool em gel 70 impede que a grande maioria dos microrganismos permaneçam na superfície da pele e, caso não seja aplicado corretamente ou tenha qualidade duvidosa, posteriormente, pode vir a causar uma dermatite ou outras doenças de pele.

Isso pode acontecer, por exemplo, se um estabelecimento disponibilizar aos clientes o álcool de limpeza ao invés do álcool gel cosmético. É uma diferença enorme, pois o álcool em gel correto possui hidratantes e emolientes, diferente do álcool de limpeza que não tem essa função, causando ressecamentos sérios e os problemas de pele já citados.

 

Detalhes que passam despercebidos

É importante lembrar que, ao usar frascos de álcool em gel 500ml ou 5 litros, eles devem ser higienizados no momento do abastecimento, o que não é necessário quando utilizamos o refil reciclável que já vem lacrado.

Outro ponto de atenção é quando nossas mãos estão relativamente sujas e passamos o álcool em gel nelas, a eficiência do produto diminui drasticamente. Isso acontece porque substâncias como a oleosidade ou a gordura presentes nas mão possuem a mesma camada lipoproteica do vírus, o que não permite a diferenciação do que é microrganismo ou sujidade. É por isso que temos que lavar as mãos para garantir que a proteção do álcool em gel seja eficaz.

 

Dados da Anvisa

Segundo a agência de vigilância sanitária (ANVISA) o álcool em gel 70 é, sim, a melhor opção para a assepsia da pele. Pois, quando a graduação passa de 70%, o produto evapora mais rápido do que o tempo necessário para esse álcool atuar e desativar o microrganismo por desnaturação. 

Caso ele tenha menos do que o teor de 70%, não terá poder suficiente para que isso aconteça, então, é importante sabermos o melhor uso desse produto para o nosso dia-a-dia.

 

Variedades de álcool gel para higienização das mãos

Modelo em Gel Refil

Os modelos em refil são mais econômicos e menos perigosos, porque não tem o contato com o ambiente externo, como é o caso do galão, por exemplo.

Para não ter aquela sensação de álcool pegajoso e melado, sugerimos o GHB06 ou GHB08 Inovatta Free Bag, compatíveis com o dispenser para álcool gel Santher, além de possuírem, respectivamente, 1.000 acionamentos e o outro 2.000 acionamentos.

Com hidratantes, esses produtos possuem um aroma muito agradável e não se assemelham, em nada, aos mais simples com fragrância de álcool etílico forte. Além de oferecer uma textura e toque mais leve e suave, o que garante uma secagem rápida das mãos.

 

Modelo em Espuma

A espuma também é uma opção de dosagem para um produto que faz a assepsia da pele. 

Nesse caso o princípio ativo é a Biguanida Polimérica, que atua como matéria-prima para eliminar os microrganismos, substituindo o álcool gel 70. Essa substância não mancha o piso em caso de uso diário e frequente.

A Biguanida Polimérica vem sendo amplamente reconhecida em vários hospitais e ambientes de saúde, assim como locais de fluxo maior de pessoas por ser menos pegajoso, sendo ideal para os clientes e dosando somente 0,4 ml por acionamento, economizando até 7x mais que o álcool tradicional se usado com a Saboneteira para Espuma refil Velado.

 

Modelo em Galão

O álcool gel 5 litros é apropriado para locais de alto tráfego. Também é indicado para o uso em totem e em dispenser de álcool gel de parede com reservatório. Para evitar a sensação pegajosa nas mãos, é recomendado que tenha carbopol na composição. 

É indicado utilizar saboneteira para álcool gel com reservatório para melhor eficiência e economia do produto, uma vez que suportes de mesa ou frascos chegam a dosar o dobro do que uma saboneteira nova e ideal, como a saboneteira para álcool com reservatório velado.

Outro ponto importante para tomar cuidado é em relação à armazenagem deste tipo de produto, pois, por ser volátil, ele pode perder a eficiência e evaporar em ambientes quentes.

 

Modelo em Spray

Um exemplo de álcool 70 em forma de spray é o SHB06 (spray) Higienizador da fabricante Santher. Esse modelo ganha em economia e sensação na pele, pois dosa 0,2ml por acionamento no dispenser em comparação aos 2 ml por acionamento no dispenser de álcool gel 70 tradicional.

É indicado para os mais diversos espaços, está presente em hospitais e ambientes de saúde que possuem a permissão de manusear o álcool 70 em forma líquida.

A Anvisa afirmou que, quando utilizados da forma correta, os antissépticos e sanitizantes oficinais são eficazes no combate a contaminações e reduzem a presença de microrganismos nocivos à saúde, como vírus e bactérias.

Conheça nossa linha de produtos com todas as opções para proteger seus funcionários e clientes ou entre em contato com a Profline para conversar com um consultor especializado no seu segmento.

Receba Novidades em seu e-mail

Topo